O Instituto Nacional Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu autorização do Ministério da Economia para abrir concurso de técnico do seguro social. Serão mil vagas serão disponibilizadas e a remuneração é de R$ 5.186,79.
O técnico do seguro social é aquele profissional responsável por lidar diretamente com o público nas agências do INSS. Isto é, esclarece dúvidas, agenda perícias e analisa a revisão dos pedidos dos beneficiários da Previdência Social. A remuneração será de R$ 5.186,79.
Um emprego estável e com muitos benefícios, como são os cargos públicos. Como se preparar para ter mais chances de ser aprovado?
Como estudar, de acordo com cursos preparatórios:
Faça um plano de estudos e o cumpra à risca
Se possível, matricule-se em um curso preparatório. Mas também estude em casa, para aprofundar os conhecimentos
Inicie os estudos com base no programa do concurso anterior. Depois que o edital for divulgado, foque no novo conteúdo programático
Estude a teoria e, ao final, faça cerca de dez exercícios de fixação sobre o assunto estudado
Estude ao menos duas disciplinas por dia, mas não ultrapasse o limite de três
Resolva também provas anteriores do INSS e de outros órgãos federais. No entanto, quando a instituição organizadora do concurso for escolhida, é necessário realizar questões somente dessa banca
Faça revisão periódica de todas as matérias. Isso é tão importante quanto estudar assuntos novos e fazer questões
Faça resumos, crie mapas mentais, estude em voz alta, leia PDFs, ouça aulas gravadas e assista a vídeos de aulas. Identifique quais dessas estratégias são mais úteis para você memorizar e entender o que está estudando
Participe de simulados feitos por cursos preparatórios. Isso é fundamental para avaliar seu desempenho, vivenciar a pressão de se fazer uma prova e gerenciar o tempo. Durante a preparação, procure realizar atividades físicas e uma boa alimentação.
Descansar e não perder horas de sono são importantes: uma noite de sono recarrega as energias para o dia seguinte
Para qual tipo de prova se preparar?
O último concurso do INSS foi realizado em 2015 pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Foram 120 questões divididas em dois blocos:
50 itens de conhecimentos básicos, como língua portuguesa, direito constitucional e direito administrativo, informática e raciocínio lógico
70 itens de conhecimentos específicos, como legislação previdenciária
A autorização do Ministério da Economia para o concurso do INSS foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de junho. Agora, o INSS vai iniciar o processo para escolha da instituição que vai aplicar as provas. Na sequência, será elaborado o cronograma para, depois, ser divulgado o edital, e as inscrições serem abertas.
Veja as apostilas para começar os estudos AQUI
A validade da autorização é de seis meses, ou seja, a publicação do edital tem que acontecer até dezembro.
0 Comentários