Concurso SEE SP: "Edital ainda neste semestre", diz secretário, sobre 15 mil vagas de professor



O edital do novo concurso SEE SP (Secretaria Estadual da Educação de São Paulo), para o preenchimento de 15 mil vagas de professores temporários, deve ser publicado ainda neste semestre, ou seja, até junho. A confirmação foi feita nesta quinta-feira, 16 de março, pelo secretário da Educação Renato Feder, em entrevista coletiva. Vale lembrar que , em 27 de janeiro, havia sido publicada a ata da reunião promovida em 20 de dezembro, pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia, que reserva recursos para a contratação 2023. 
      

"A gente vai lançar neste semestre um concurso público para 15 mil professores da rede. A gente está precisando muito e estamos autorizados. Em breve, a gente vai publicar o edital, neste semestre ainda, e a gente está muito animado com isto", disse o secretário.


A distribuição das 15 mil vagas da SEE SP deve ocorrer da seguinte forma:

jornada de 25 horas semanais - 4.258 vagas

jornada de 40 horas semanais - 10.742 vagas


Carência de pessoal

A realização de um novo concurso para professor PEB II é considerada essencial para diminuir a grande necessidade de profissionais da área. Mesmo que a seleção seja autorizada com o quantitativo total em análise não deve suprir a carência de servidores. De acordo com o último levantamento funcional, divulgado pelo governo do estado em 30 de abril, a necessidade de professores PEB II efetivos é de nada menos do que 97.491 profissionais. De um quadro total de 187.157 docentes, a pasta conta com apenas 89.666 postos preenchidos.

Vale ressaltar que o levantamento diz respeito a dados coletados somente até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, a necessidade funcional pode ser ainda maior, em decorrência de eventuais afastamentos, aposentadorias, exonerações e falecimentos ocorridos desde então.

Também é importante ressaltar que, somente em 2021, o quantitativo de vagas em aberto aumentou em 2.978. Acontece que no levantamento funcional anterior, divulgado em 30 de abril de 2021, a carreira contava com uma defasagem de 92.643 profissionais, referindo-se ao ano de 2020. Novo levantamento, atualizado, deve ser anunciado no próximo dia 30 de abril.


Seleção chegou a ser autorizada 

Um novo concurso para o cargo de professor PEB II chegou a ser autorizado, em 21 de agosto de 2018, pelo então gov. Márcio França, para o preenchimento de nada menos do que 15 mil vagas efetivas. Porém, ao assumir o governo, em janeiro de 2019, o João Doria determinou que todas as autorizações em validade, mas ainda sem editais publicados, autorizados por França, fossem reavaliadas. Por este motivo, o concurso acabou não avançando, o que reforça a grande necessidade de pessoal, que vem se acentuando desde então.


Saiba como foi a última seleção

O último concurso SEE SP para professor PEB II efetivo foi realizado em 2013, quando foi considerado o maior da história no estado para a área de educação. Contou com nada menos do que 322.700 inscritos para a oferta inicial de 59 mil vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A seleção contou com oportunidades de professor em todas as diretorias de ensino do estado, nas seguintes disciplinas:

artes,

biologia,

ciências físicas e biológicas,

educação física,

filosofia,

geografia,

história,

língua inglesa,

língua portuguesa,

língua espanhola,

matemática,

química,

sociologia

educação especial

Os participantes foram submetidos a provas objetivas e dissertativas, abordando questões de conhecimentos pedagógicos e disciplinas específicas. Para a pontuação final também foram considerados títulos, com caráter apenas classificatório.

A parte objetiva contou com 80 questões, com temas sobre a formação básica do professor, comum a todas as disciplinas, e a formação específica, variando de acordo com a área. Já a parte dissertativa foi composta de duas questões, versando sobre conteúdo indicado na Resolução SE 52, de 2013.


Resumo do Concurso SEE SP  2023

SEE SP - Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Vagas: 15000

Taxa de inscrição: Não definido

Cargos: Professor

Áreas de Atuação: Educação

Escolaridade: Ensino Superior

Faixa de salário:

Estados com Vagas: SP

Postar um comentário

0 Comentários