Será que construções do homem pode reduzir a velocidade de rotação da Terra? É algo que antes parecia impossivel aconteceu, para vocês verem como o homem pode acabar com a terra.
A contrução que fez a rotação da terra diminuir foi uma hidrelétrica, chamada de três gargantas, ela é a maior represa de água do mundo, e segundo cientistas foi capaz de alterar a velocidade de rotação da Terra.
Para você ter uma ideia, a represa interrompe o fluxo domaior rio da China, o lago que foi formado do represamento é de quase 700 km de comprimento e 2 de largura e média com superficie de 1.0450 km² volume total de água é 39,3 km³, pesando mais de 39 trilhões de quilogramas.
Elevar 39 trilhões de quilogramas de água a 175 metros acima do nível do mar altera o momento de inércia da Terra, reduzindo a velocidade de rotação do planeta. É um fenômeno semelhante ao que acontece quando um patinador encolhe os braços e gira mais rápido, e vice-versa.
Só que, no caso da Terra, 39 trilhões de quilogramas não é muita coisa – e essa diferença, apesar de existir, é praticamente imperceptível.
Usando cálculo semelhante ao que foi feito quando o terremoto do Japão foi acusado de encurtar os dias na Terra, cientistas da Nasa chegaram a conclusão que o dia deve ficar 0,06 microssegundos mais comprido com a elevação dessa massa.
Também deve alterar bem pouco a posição do eixo da Terra, em 2 centímetros, além de deixá-la um pouco mais alongada no equador e chata nos polos.
Fonte: http://fenatema.org.br/noticia/a-hidroeletrica-que-reduziu-a-velocidade-de-rotacao-da-terra/5280
0 Comentários