Entenda Como o processo de contratação remota funciona


Devido à pandemia do COVID-19 , muitos empregadores estão se dedicando ao trabalho remoto em período integral - talvez permanentemente em alguns casos. 1  Empresas como Facebook, Twitter e Shopify anunciaram planos para permitir que alguns ou todos os seus funcionários trabalhem em casa indefinidamente. 2 

Mark Zuckerberg também anunciou que os funcionários do Facebook que atualmente trabalham remotamente terão até 1º de janeiro de 2021 para informar a empresa sobre sua nova localização. Nesse ponto, seus salários serão ajustados para refletir o custo de vida em sua área.

Mas há muitos benefícios de acordos de trabalho remoto para os funcionários também. De acordo com uma pesquisa da empresa de tecnologia de videoconferência OWL Labs, 83% dos entrevistados disseram que ser capaz de trabalhar remotamente os faria mais felizes. Talvez isso explique por que muitos dos funcionários pesquisados ​​provavelmente procurariam outro emprego se não pudessem mais continuar o trabalho remoto. 4


Se você deseja ingressar nessa força de trabalho e conseguir seu próprio trabalho de trabalhar em casa , é útil entender o processo de contratação remota. Embora muitos aspectos do processo de entrevista sejam semelhantes à versão em pessoa, há diferenças sutis suficientes que vale a pena ler antes de você entrar.

Como o processo de contratação remota funciona
Assim como no processo tradicional de entrevistas , cada empresa é diferente. Alguns fazem ofertas rapidamente, enquanto outros têm várias rodadas de entrevistas, exigem testes pré-emprego e amostras de trabalho e demoram muito tempo para fazer uma oferta. 

Aqui estão as etapas que você pode encontrar durante o processo de contratação remota.

1. Encontre trabalhos remotos
O melhor plano de busca de emprego é multifacetado. Não confie apenas em uma fonte de oportunidades de emprego. Informe a sua rede profissional que você procura, pesquise listagens de empregos on-line e siga os empregadores dos seus sonhos nas mídias sociais. 

Você nunca sabe de onde virá o emprego dos seus sonhos.

Se você está procurando seu primeiro emprego remoto , também pode ampliar sua pesquisa para incluir oportunidades freelance, de contrato e de meio período. As empresas estão mais dispostas a arriscar um trabalhador contratado de curto prazo. Além disso, seu trabalho temporário pode evoluir para um cargo de período integral - ou fornecer a experiência de trabalho remoto que outros empregadores procuram.

Procurando anúncios de emprego on-line? Embora você possa encontrar muitas oportunidades nos mecanismos de busca de emprego e nos sites gerais de busca de emprego, pesquisando por palavras-chave como "remoto", "trabalhar em casa" e "telecomutação", você também deve tentar os nichos de trabalho. Os painéis de tarefas remotas, como FlexJobs , WeWorkRemotely e Remote.com, oferecem listas de trabalhos em casa.


2. Seja selecionado para uma entrevista
Para chegar à fase da entrevista, você precisa passar pelo sistema de rastreamento de candidatos e impressionar o gerente de contratação. Isso significa decodificar a lista de empregos para determinar quais habilidades, qualificações e realizações são mais atraentes para o empregador e, em seguida, usar essas palavras-chave em seu currículo e carta de apresentação, bem como durante a entrevista de emprego.


Quando você está se candidatando a um emprego remoto, é especialmente importante mostrar que você possui as habilidades duras e leves necessárias para o sucesso do cargo.


Lembre-se de que seu gerente em potencial pode não ser capaz de treiná-lo pessoalmente. De fato, eles podem nem mesmo conhecê-lo pessoalmente por algum tempo - ou mesmo. 

Você precisa demonstrar que pode assumir o cargo sem muita supervisão e ter sucesso, começando no primeiro dia.

Enfatize suas habilidades específicas do trabalho - gerenciamento de projetos, habilidades administrativas ou sua familiaridade com pacotes de software - mas também demonstre as habilidades de suas pessoas , como comunicação, trabalho em equipe e auto-motivação.

Finalmente, se você tem experiência em trabalhar em casa, não deixe de destacá-lo . Ser capaz de gerenciar seu tempo, colaborar à distância e solucionar suas próprias dificuldades técnicas são habilidades valiosas. A maioria dos empregadores com posições remotas prefere contratar alguém com experiência de trabalho remota, seja de um emprego anterior, trabalho freelance ou contratado ou empreendimentos empresariais. 5

3. Espere fazer várias entrevistas em vídeo
O processo de entrevista parece se envolver mais e mais a cada ano, e o processo de contratação remota não é diferente. Você deve se preparar para várias entrevistas por telefone ou vídeo, o que pode envolver a contratação de gerentes, colegas em potencial e recursos humanos.

Se você é iniciante em entrevistas de emprego em vídeo, prepare-se com antecedência e se sentirá mais relaxado durante a discussão. Uma pesquisa da ResumeGo mostra que os empregadores costumam usar essas plataformas de vídeo:

 Zoom: 43%
Skype: 12%
Google Meet / Hangouts: 19%
Equipes da Microsoft: 7%
Cisco WebEx: 5%
Outros: 14% 6
Sinta-se à vontade com as tecnologias mais comuns e use-as para praticar entrevistas com amigos que podem criticar seu desempenho. Certifique-se de vestir-se adequadamente e criar um espaço de trabalho profissional assim que entrevistar, para estar pronto para ir. Pule os fundos zany do Zoom e mantenha-o adequado ao trabalho.

Esteja pronto para fazer uma entrevista em vídeo imediatamente. Os empregadores podem enviar perguntas de triagem ou fazer uma ligação primeiro, ou podem ir direto para o bate-papo por vídeo.

4. Prepare-se para as questões de trabalho remoto
Prepare-se para responder a perguntas da entrevista sobre sua experiência de trabalho, qualificações, habilidades e objetivos. Além disso, espere que o gerente de contratação faça perguntas da entrevista com o objetivo de determinar se você pode trabalhar em casa de maneira produtiva e bem-sucedida. Estes podem incluir:

Por que você acha que devemos contratá-lo?
Porque voce quer trabalhar aqui?
Dê-me alguns exemplos do seu trabalho em equipe.
Quais problemas você encontrou no trabalho e como os resolveu?
O que motiva você?
Em algum momento do processo de entrevista, o empregador também poderá solicitar sua localização, mesmo que seu trabalho seja totalmente remoto. Isso ocorre porque alguns trabalhos são específicos do local devido a requisitos legais ou fiscais, entre outros motivos.

5. Planeje fazer testes pré-emprego ou realizar um exemplo de projeto  
Muitos empregadores realizam avaliações de habilidades pré-emprego ou pedem que os funcionários concluam um projeto de amostra durante o processo de entrevista. 7 8  Para trabalhos remotos, essas ferramentas podem ser ainda mais importantes. Qualquer pessoa pode afirmar possuir uma habilidade, mas essas técnicas fornecem prova das habilidades de um candidato, além de oferecer informações sobre como eles funcionam.

Após a Entrevista
Enviar uma nota de agradecimento
Independentemente de você pretender prosseguir com o trabalho, envie uma nota de agradecimento ou envie um e-mail assim que possível após a entrevista de emprego para expressar sua gratidão pela oportunidade. Você também pode usar esta nota para enfatizar novamente suas qualificações ou esclarecer pontos da entrevista.

Receba uma carta de oferta ou uma rejeição
Depois que o processo de entrevista estiver concluído, você pode esperar uma carta de oferta ou uma carta de rejeição. Normalmente, eles serão enviados por email e seguirão um modelo usado pela empresa para essas comunicações.

Novamente, é difícil dizer quanto tempo pode levar para receber notícias sobre o trabalho. Algumas organizações são bastante rápidas, enquanto outras deixam os trabalhadores pendurados. Ocasionalmente, você pode até encontrar uma empresa que " fantasma " funcionários em potencial, deixando-os pendurados sem um sim ou não definitivo.

Por mais frustrante que seja essa situação, considere que você provavelmente teve uma fuga de sorte. Uma empresa que trata mal seus candidatos a emprego provavelmente fará o mesmo com seus funcionários.

Decida se aceita o trabalho
Se você receber uma oferta, precisará decidir se deve aceitá-la, fazer uma contra - oferta ou recusar . Para avaliar a oferta de emprego , considere o seguinte:

A remuneração , incluindo benefícios como seguro de saúde, planos de aposentadoria e tempo de doença.
A cultura corporativa e o ambiente de trabalho . Existem outras vantagens que compensariam um salário mais baixo, por exemplo? E, por outro lado, você tem certeza de que alcançará o equilíbrio entre vida profissional e pessoal de que precisa? Nem todas as situações remotas de trabalho levam à desconexão no final de uma jornada de trabalho. Certifique-se de que as expectativas da empresa estejam alinhadas às suas necessidades pessoais.
O caminho a seguir . Você terá oportunidades de aprender e crescer? Existe um caminho para a promoção, se você quer uma ou outras chances de se aproximar de seus objetivos?
Integração e orientação
Por fim, se você receber uma oferta e aceitar a posição, geralmente poderá participar de um processo de integração ou programa de orientação. Para trabalhadores remotos, eles geralmente tomam a forma de sessões e reuniões interativas via Zoom ou uma plataforma semelhante. 9  Algumas empresas usam bate-papos por vídeo para ajudar novos colegas de trabalho a se conectarem socialmente durante o processo de integração. 

Postar um comentário

0 Comentários