CPTM abre inscrições de Processo Seletivo com 100 vagas; veja como se candidatar

 

 CPTM abre 100 vagas para jovens aprendizes; pela 1ª vez, curso terá vagas para maquinista. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio, plano de saúde e odontológico, vale alimentação, transporte e refeição. As inscrições abrem às 14h desta quarta-feira (24).


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, as inscrições para 100 vagas no Projeto Aluno Aprendiz, de cursos profissionalizantes para jovens de 18 a 24 anos, que oferece em parceria com o Senai-SP.


Pela primeira vez, os candidatos poderão se inscrever para atuar na área de maquinista. Serão 34 selecionados para o curso de 12 meses (um ano), com formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM.


As demais 66 vagas serão para técnico em manutenção de sistema metroferroviários, um curso com duração de 24 meses (dois anos).


Os 100 estudantes receberão uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo durante os primeiros 12 meses. No caso dos que permanecerão em formação por mais tempo, esse valor será alterado para um salário mínimo e meio no segundo ano. Além disso, plano de saúde, plano odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição também serão garantidos.


As aulas da chamada 'Fase Escolar' ocorrerão no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, do Senai-SP, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista, de segundas à sextas-feiras, entre 7h30 e 17h. O local é equipado com um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de opração de trens e vários laboratórios técnicos.


Na 'Fase de Prática Profissional Supervisionada', os alunos poderão acompanhar a operação das linhas de trem e colocar o que aprenderam em ação. Neste período, o curso acontecerá na própria CPTM, das 8h às 17h, em dias úteis.


Quem pode se inscrever?

Para participar dos cursos é preciso ter 18 anos já completos na data de início das aulas e no máximo 24 anos até a conclusão. Ensino Médio completo também faz parte dos requisitos.

Inscrições

Prazo de inscrição: 24 a 30 de novembro - início às 14h desta quarta-feira;

Site: leopoldina.sp.senai.br


Segundo a CPTM, o processo seletivo do 1º semestre de 2022 será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar obtidos no Ensino Fundamental.





Postar um comentário

0 Comentários