Nova CNH começa a ser emitida em todo o Brasil. Veja como trocar documento

 

A nova CNH é emitida nos Departamentos de Trânsito estaduais, a validade do documento continuará a mesma. Confira: 


Os motoristas do país já podem solicitar a emissão da nova CNH (Carteira de Habilitação), que passou a valer no último dia 1º de junho. O novo documento é emitido, por meio da Resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Veja como trocar documento.

O documento já começou a valer, mas também à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via, além daqueles que tenham a necessidade de solicitar segunda via do documento físico, por perda ou extravio, alteração de dados, nova categoria ou até mesmo para a inclusão da inscrição para exercer atividade remunerada e outras situações. 

Veja as principais vantagens da nova CNH 

O novo documento traz vantagens para os condutores que aderirem a nova CNH, confira algumas delas: 

Campo para apresentar possíveis restrições médicas

Dificultar a falsificação e fraudes 

Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos

Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar 

Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros

Como o documento é novo tem a possibilidade de ser expedido tanto por meios físicos quanto digitais, uma vantagem que facilita na hora de apresentar o documento quando solicitado. A possibilidade de conter possíveis restrições médicas trará uma maior segurança para este público em eventos como acidentes. 

A inclusão do nome social, assim como já acontece no RG, para Travestis e Transexuais (femino e masculino) garanta o direito para esse público e faz cumprir o Decreto Presidencial Nº 8.727/2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal

Conheça as principais mudanças no documento 

O novo documento conta com as cores verde e amarelo em predominância e traz uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto para conduzir. A primeira coluna conta com a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono está habilitado para dirigir aquele modelo de veículo. 

A nova CNH ainda aponta se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui a CNH definitiva, com o uso da letra “D”. O modelo também mostra se o condutor utiliza o documento para trabalhar, além de manter o QR Code, que já está disponível em documentos emitidos a partir de 2017. No código, é armazenado todas as informações do documento, inclusive a fotografia, apenas não terá a assinatura do motorista. 

Veja como tirar documento 

A nova CNH é emitida nos Departamentos de Trânsito estaduais, a validade do documento continuará a mesma. Confira: 

Motoristas com até 50 anos - 10 anos da CNH; 

Motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos - 5 anos;

Motoristas com idade igual ou superior a 70 anos - 3 anos da CNH.

Postar um comentário

0 Comentários