Como o Impacto da IA Está Prestes a Aprimorar os Empregos, Não a Apagá-los, de Acordo com um Novo Estudo



Contrariando os temores de que a Inteligência Artificial (IA) irá obliterar os empregos humanos, um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sugere que a IA é mais propensa a aumentar e melhorar a qualidade dos empregos. O estudo intitulado “IA Generativa e Empregos: Uma análise global dos efeitos potenciais na quantidade e qualidade do trabalho” destaca o impacto sutil da IA Generativa, enfatizando que a preocupação real reside nas possíveis mudanças na qualidade do emprego, incluindo intensidade e autonomia do trabalho.


Em uma análise global abrangente, o estudo da OIT revelou insights intrigantes sobre os efeitos da IA em diferentes setores e países, dissipando alguns equívocos comuns. A pesquisa indica que, embora certos empregos, especialmente os trabalhos administrativos, enfrentem uma exposição tecnológica substancial, a maioria dos empregos em diferentes grupos ocupacionais está apenas parcialmente exposta à automação.


Entre as principais descobertas está o fato de que os trabalhos administrativos são os mais expostos à tecnologia, com quase um quarto das tarefas altamente suscetíveis à automação e mais da metade com exposição de nível médio. Em contraste, os empregos de gerentes, profissionais e técnicos têm uma vulnerabilidade mínima à automação, com apenas uma pequena fração de tarefas em alto risco e cerca de um quarto em risco médio.


O estudo também destaca a divergência significativa nos efeitos da IA nos países, em grande parte relacionada às estruturas econômicas e disparidades tecnológicas. Países de alta renda enfrentam a possibilidade de automação de cerca de 5,5% do emprego total, enquanto países de baixa renda têm riscos de automação afetando apenas 0,4% do emprego. 


No entanto, o potencial de aprimoramento parece ser quase igual entre os países, o que implica que, com as políticas adequadas, a IA poderia oferecer benefícios substanciais aos países em desenvolvimento.


O estudo da OIT destaca as disparidades de gênero no impacto potencial da IA. O emprego feminino tem mais que o dobro de chances de ser afetado pela automação devido à super-representação das mulheres em trabalhos administrativos, especialmente em países de renda média e alta. 


Como os trabalhos administrativos tradicionalmente têm proporcionado oportunidades de emprego significativas para as mulheres durante o desenvolvimento econômico, a IA Generativa pode impedir o surgimento de certas posições administrativas em países de baixa renda.


A conclusão do estudo enfatiza que as consequências socioeconômicas da IA Generativa dependerão muito de como sua implementação é gerenciada. Ele pede o desenvolvimento de políticas que apoiem uma transição bem estruturada, equitativa e consultiva. A participação dos trabalhadores, o treinamento de habilidades e a proteção social robusta são considerados cruciais para navegar com eficácia na transformação impulsionada pela IA.


Enquanto o mundo lida com as implicações da IA, organizações globais como as Nações Unidas estão tomando medidas proativas. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, iniciou o desenvolvimento de um “Código de Conduta para a Integridade da Informação em Plataformas Digitais”, com o objetivo de promover o uso responsável da IA. 


Os princípios propostos englobam compromissos para combater a desinformação e o discurso de ódio, proteger a mídia independente, eliminar padrões duplos na moderação de conteúdo e garantir segurança, privacidade e transparência em produtos digitais.


Paralelamente, preocupações sobre os riscos sociais mais amplos causados pela IA levaram um grupo de mais de 350 líderes da indústria de IA a classificá-la como um “risco social em paralelo com pandemias e guerras nucleares”. 


Em resposta, Guterres defende soluções multilaterais baseadas em direitos humanos e insta a atenção aos danos imediatos causados ​​pela tecnologia digital, incluindo conflitos, destruição, ameaças à democracia, saúde pública e questões climáticas.


A UNESCO destaca a importância de regulamentar a IA Generativa na educação e na pesquisa para garantir uma abordagem centrada no ser humano. A agência publicou orientações globais para abordar as possíveis interrupções e danos causados ​​pelas tecnologias de IA Generativa. A UNESCO enfatiza que a integração da IA na educação requer envolvimento público, salvaguardas e regulamentações governamentais.


O estudo da OIT desafia a narrativa predominante da IA como destruidora de empregos, destacando seu potencial para aprimorar e melhorar a qualidade do trabalho. No entanto, ele exige uma difusão responsável, capacitação dos trabalhadores e garantias socioeconômicas para aproveitar os benefícios da IA, minimizando os possíveis problemas. Organizações globais e formuladores de políticas devem permanecer vigilantes para garantir que sua integração esteja alinhada com os direitos humanos, equidade e bem-estar social.

Postar um comentário

0 Comentários