Como cancelar um Pix e solicitar um reembolso?

 

Inclusive, todos os bancos que ofertam suporte ao Pix, possuem um botão de reembolso para pedir que o recebedor devolva o valor do Pix.

O Pix é um verdadeiro sucesso no Brasil não apenas pelo seu sistema simples, mas também pela rapidez e gratuidade dos seus recursos.

Entretanto, isso não impede que as pessoas tenham dúvidas sobre o funcionamento do sistema. Dentre elas, é possível se perguntar: Tem como cancelar um Pix e pedir o reembolso do mesmo? Afinal, ninguém está livre de cometer erros. Diante disso, confira abaixo a resposta.

Como cancelar um Pix e solicitar um reembolso?

Afinal, é possível cancelar um Pix? Depende. Em suma, as transações feitas por meio do Pix acontecem de forma instantânea. De acordo com o Banco Central (BC), em até 10 segundos, o valor sai da conta de quem paga para ser depositado na conta de quem ganha.

Ou seja, não é possível cancelar um Pix depois que a transferência se confirma pelo pagador. Inclusive, o BC afirma que a única forma de cancelar um Pix é antes de mandar o dinheiro. Por isso, é importante conferir cada informação antes de terminar o processo, como o número da agência,  chave Pix, conta corrente e nome de quem vai receber o valor.

Conforme o BC, a primeira coisa a fazer para tentar cancelar um Pix, caso você eseja o pagador, é contatar quem recebeu a transferência e pedir que a pessoa devolva o valor. Inclusive, todos os bancos que ofertam suporte ao Pix, possuem um botão de reembolso para pedir que o recebedor devolva o valor do Pix.

Em suma, a questão é que, a devolução do Pix, dependerá da boa vontade da outra pessoa. Como citado acima, não é possível cancelar um Pix depois da confirmação da transferência do pagador. Sendo assim, mesmo que o dinheiro vá para uma conta desconhecida, o BC entende que o pagamento não foi ilegal.

Ademais, é possível entrar em contato com o banco para ver se alguma ação extra pode ser feita para tentar cancelar um Pix. Entretanto, isso não é garantia de que a pessoa vai receber o dinheiro de volta.


Postar um comentário

0 Comentários